Já somos mais de 1.000 Mobile Developers!

Como um grupo de Meetup se tornou uma valiosa ferramenta para nossa empresa

Lucio Santana
3 min readMar 14, 2017

--

No último sábado aconteceu mais um Meetup do grupo Mobile Dev BH. Com o apoio dos nossos patrocinadores (BH-TEC, Minutrade e Cervejaria Küd) promovemos um dia de aprendizado, compartilhamento de conhecimento e diversão.

Tema do Meetup realizado em 11/03/2017

Promovemos um painel multidisciplinar para debater sobre desenvolvimento mobile sob as perspectivas de desenvolvimento, qualidade, UX e UI. Foi uma discussão muito rica que girou principalmente em torno da dúvida sobre qual a melhor estratégia para uma startup garantir presença mobile. Obviamente a definição da estratégia depende da natureza de cada negócio e de seu posicionamento de mercado, mas alguns consensos foram formados.

Antes de mais nada você deve ser perguntar se sua empresa realmente precisa de um app.

Um mobile site que implementa os conceitos de Progressive Web App ou um Chatbot podem ser alternativas interessantes para vários cenários. Existem várias formas de estar presente no celular de seus clientes e o desenvolvimento de um aplicativo não deve ser considerado como a única opção.

Startups precisam validar hipóteses e pivotar com agilidade. A definição de uma estratégia mobile alinhada a estes objetivos pode ser decisiva no sucesso de uma nova empresa ou ideia. A definição de seguir com desenvolvimento nativo, híbrido ou cross-platform também é crucial. O desenvolvimento híbrido tende a ser menos oneroso mas é preciso considerar outros aspectos.

A qualidade do seu app dependerá mais do seu time do que da tecnologia adotada.

A definição da tecnologia utilizada deve considerar os recursos que seu app utilizará e os skills do seu time de desenvolvimento.

Composição do painel multidisciplinar

Tivemos também um mini hackathon onde os participantes foram desafiados a desenvolver, em apenas 3 horas, um aplicativo que utilizasse recursos do aparelho, se integrasse com um serviço externo e realizasse chamadas à uma API.

Xamarim, NativeScript, iOS nativo, Android nativo, Ionic e Blip (Chatbot) foram as tecnologias/ferramentas utilizadas por cada grupo. O resultado foi excelente! Muito aprendizado e muita troca de conhecimento durante o desenvolvimento do desafio e apresentações dos apps desenvolvidos e dificuldades encontradas por cada grupo.

Desafio proposto no mini hackathon

Criamos o Mobile Dev BH em 2015 com o intuito de compartilhar nossas dúvidas e nossos aprendizados com a comunidade de desenvolvedores mobile de Belo Horizonte.

Acabamos aprendendo que um grupo de Meetup pode ser uma ferramenta valiosa!

Promover estes encontros nos ajudou a validar decisões de direcionamento tecnológico, manter nosso time ligado nas novidades de mercado e tendências e na captação de talentos.

Nosso próximo passo será explorar melhor conceitos de Open Innovation com a ajuda desta comunidade de mais de 1.000 Mobile Developers.

Entre para o nosso grupo de Meetup e participe dessa caminhada!

Não está em BH ou mobile não é "o seu negócio"? Crie o seu próprio grupo e explore todas as possibilidades que ele pode trazer. Ou faça como nossos patrocinadores e apoie um grupo próximo de você ou da sua empresa. Se não souber por onde começar me envie uma mensagem e ficarei feliz em ajudar.

--

--

Lucio Santana

Product Leadership | Artificial Intelligence | Innovation | Inclusion